Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRAO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB
SECRETARIA DE GESTAO ACADEMICA - FB
DEPARTAMENTO DE REGISTROS ACADEMICOS -FB

PLANO DE ENSINO

Código Ofertado Disciplina/Unidade Curricular Modo de Avaliação Modalidade da disciplina Oferta
AGR054 Agroecologia Nota/Conceito E Frequência Presencial Semestral
Carga Horária
AT AP APS ANP APCC CHEAD CHE Total
2 1 0 0 0 0 45 45
  • AT: Atividades Teóricas (aulas semanais).
  • AP: Atividades Práticas (aulas semanais).
  • ANP: Atividades não presenciais (horas no período).
  • APS: Atividades Práticas Supervisionadas (aulas no período).
  • APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular (aulas no período, esta carga horária está incluída em AP e AT).
  • CHEAD: Carga horária total em EAD.
  • CHE: Carga horária total extensionista.
  • Total: Carga horária total da disciplina em horas.
Objetivo

Compreender os princípios da agroecologia e como esta ciência se relaciona com os sistemas de produção agropecuária sustentáveis. Identificar e caracterizar as principais correntes de produção de base agroecológica. Compreender a dinâmica dos nutrientes, água, biodiversidade e energia nos agroecossistemas de base agroecológica. Conhecer as principais práticas de manejo de pragas, doenças e plantas espontâneas nos sistemas de base agroecológica. Habilitar os estudantes no planejamento de transição de sistemas convencionais para sistemas agroecológicos de produção agropecuária. Proporcionar a prática da extensão rural baseada nos princípios da agroecologia. Conhecer a legislação sobre a produção e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil e as certificações internacionais. Reconhecer o papel das políticas públicas em agroecologia no incentivo institucional a agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável. Incentivar a análise crítica dos sistemas de produção agropecuária convencionais e os impactos socioambientais.

Ementa

Introdução a agroecologia. Agricultura de base agroecológica: conceitos e princípios. Princípios ecológicos na agricultura: dinâmica de nutrientes, da água e da energia, biodiversidade e trofobiose. Sistemas agrícolas de base agroecológicos (animal e vegetal). Manejo de pragas, doenças e espécies espontâneas. Correntes da agricultura de base agroecológica: orgânica, biodinâmica, natural, permacultura. Conhecimento tradicional/local e conservação da agrobiodiversidade. Legislação, certificação e comercialização de produtos agroecológicos.

 
Conteúdo Programático
Ordem Ementa Conteúdo
1 Introdução a agroecologia A agricultura moderna e implicações socioambientais. Marco conceitual e histórico da agroecologia. Agroecologia como perspectiva de sustentabilidade na produção agropecuária.
2 Agricultura de base agroecológica: conceitos e princípios. Processo de transição agroecológica. Níveis de transição agroecológica. A transição agroecológica e o papel da extensão rural.
3 Princípios ecológicos na agricultura: dinâmica de nutrientes, da água e da energia, biodiversidade e trofobiose. Características dos agroecossistemas de base agroecológica. Manejo ecológico do solo. Manejo da água. Biodiversidade nos agroecossistemas. Teoria da trofobiose.
4 Correntes da agricultura de base agroecológica: orgânica, biodinâmica, natural, permacultura. Características das diferentes abordagens de agricultura não convencional: orgânica, biodinâmica, natural e permacultura.
5 Sistemas agrícolas de base agroecológicos (animal e vegetal). Planejamento para transição agroecológica. Análise de estudos de caso dos sistemas agrícolas de base agroecológica (vegetal, animal e sistemas de integração).
6 Manejo de pragas, doenças e espécies espontâneas. Componentes das interações tróficas nos agroecossistemas. Manejo ecológico de pragas, doenças e espécies espontâneas. Produção de bioinsumos. Plataforma de busca de insumos permitidos. Manejo de plantas de cobertura. Máquinas, equipamentos e implementos utilizados nos sistemas de produção de base agroecológica.
7 Conhecimento tradicional/local e conservação da agrobiodiversidade. Papel do conhecimento tradicional nos sistemas de produção de base agroecológica. Coleta, caracterização e conservação da biodiversidade local. Bancos de sementes.
8 Legislação, certificação e comercialização de produtos agroecológicos. Regulamentação da Lei nº 10.831/2003 e normas complementares para a produção e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil. Sistema brasileiro de avaliação da conformidade orgânica: certificação por auditoria, sistema participativo de garantia e por controle social na venda direta. Políticas públicas em agroecologia e produção orgânica.
Bibliografia Básica
GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sutentável. 2. ed. Porto Alegre, RS: Editora UFRGS, 2001. 653 p. ISBN 8570256035.
AQUINO, Adriana Maria de; ASSIS, Renato Linhares de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: EMBRAPA, 2005. 517 p. ISBN 9788573833126.
PRIMAVESI, Ana. O manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo, SP: Nobel, 2002. 549 p. ISBN 9788521300045.
Bibliografia Complementar
THEODORO, Susi Huff; DUARTE, Laura Maria Goulart; VIANNA, João Nildo de Souza. Agroecologia: um novo caminho para a extensão rural sustentável. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, c 2009. 234 p. ISBN 9788573833126.
NUNES, Sidemar Presotto (org.). Agroecologia: uma abordagem crítica. Ijuí, RS: Editora Unijuí, c2014. 204 f. ISBN 9788541901116.

CAPORAL, Francisco R., AZEVEDO, Edisio O. (org.). Princípios e perspectivas da agroecologia. Curitiba: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná, 2011. 192p.

SAUER, Sérgio.; BALESTRO, Moisés V. Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. São Paulo: Expressão Popular, 2012. 328 p.

BRASIL. Lei Nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2003.

# Resumo da Alteração Edição Data Aprovação Data
1 Nova matriz. Ana Carolina Da Costa Lara Fioreze 14/04/2025 Samuel Luiz Fioreze 16/04/2025

logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WILIAN RODRIGO GALEAZZI, CHEFE, em (at) 01/08/2025, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5088872 e o código CRC (and the CRC code) D3DF056F.




Referência: Processo nº 23064.029527/2023-71 SEI nº 5088872