Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRAO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB
SECRETARIA DE GESTAO ACADEMICA - FB
DEPARTAMENTO DE REGISTROS ACADEMICOS -FB

plano de ensino

Código Ofertado Disciplina/Unidade Curricular Modo de Avaliação Modalidade da disciplina Oferta
AGR033 Sociologia Rural Nota/Conceito E Frequência Semi-presencial Semestral
Carga Horária
AT AP APS ANP APCC CHEAD CHE Total
2 0 0 15 0 0 0 45
  • AT: Atividades Teóricas (aulas semanais).
  • AP: Atividades Práticas (aulas semanais).
  • ANP: Atividades não presenciais (horas no período).
  • APS: Atividades Práticas Supervisionadas (aulas no período).
  • APCC: Atividades Práticas como Componente Curricular (aulas no período, esta carga horária está incluída em AP e AT).
  • CHEAD: Carga horária total em EAD.
  • CHE: Carga horária total extensionista.
  • Total: Carga horária total da disciplina em horas.
Objetivo

Compreender o escopo de análise da Sociologia Rural. Problematizar os processos de ocupação agrária do Brasil. Discutir as implicações sociais dos modos de vida rurais.

Ementa

A sociologia no âmbito das ciências sociais. Categorias fundamentais da sociologia. Definição de Sociologia Rural e campo temático. Abordagens da sociologia rural. A questão agrária clássica e o desenvolvimento agropecuário. A questão agrária brasileira. Instituições sociais e políticas no meio rural. Concentração fundiária no Brasil. Movimentos sociais e conflitos no campo. A questão agrária no Estado do Paraná.

 
Conteúdo Programático
Ordem Ementa Conteúdo
1 A sociologia no âmbito das Ciências Sociais. Noções básicas de Sociologia. O campo de estudo da Sociologia. Objeto de estudo da Sociologia.
2 Categorias fundamentais da Sociologia. Relações sociais, classes sociais e trabalho. Relações étnicas, identitárias e de gênero. Relações políticas, Estado e participação social.
3 Definição de Sociologia Rural e campo temático. Objeto de estudo da Sociologia Rural. Categorias de análise da Sociologia Rural. Campo teórico/prático, temas e abordagens da Sociologia Rural.
4 A questão agrária clássica e o desenvolvimento agropecuário. O que é Questão Agrária. Estrutura fundiária e relações de trabalho. Paradigmas de desenvolvimento no capitalismo.
5 A questão agrária brasileira. Estrutura fundiária brasileira. Aspectos legais e sociais do acesso à terra no Brasil. Concentração fundiária e Reforma Agrária.
6 Instituições sociais e políticas no meio rural. Estado, mercado e atores sociais. Políticas públicas no meio rural. Demandas, lutas e desafios políticos no meio rural.
7 Concentração fundiária no Brasil. Impactos da concentração fundiária no Brasil. Lei de Terras (1850). Latifúndio e pobreza.
8 Movimentos sociais e conflitos no campo. Fronteira agrícola e conflitos territoriais. Campesinato e resistência. Organização e lutas contra hegemônicas.
9 A questão agrária no Estado do Paraná. História do Paraná. Dinâmicas territoriais no Paraná. Estrutura fundiária do Paraná.
Bibliografia Básica

GRISA, C.; SCHNEIDER, S. (orgs.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. Disponível em: https://lemate.paginas.ufsc.br/files/2015/06/Livro_Politicas_publicas.pdf.

SCHNEIDER, S. (org). A diversidade da agricultura familiar. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/232207/000717534.pdf?sequence=1.

WANDERLEY, M.N. B. O mundo rural como um espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/232612.

Bibliografia Complementar

COSTA, L. F. C.; BRUNO, R.; MOREIRA, R. J. Mundo Rural e tempo presente. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 352p.

LAMARCHE, H. (coord.). Agricultura familiar. vol. II. São Paulo: Ed. Unicamp, 1998. 336p.

MOREIRA, R. J. Agricultura familiar: processos sociais e competitividade. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 200p.

PLEIN, C. Desenvolvimento, mercados e agricultura familiar: uma abordagem institucional da pobreza rural. Curitiba: CRV, 2016. 290p.

TEDESCO, J. C. Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 3. ed. Passo Fundo: UPF, 2001. 406p.

# Resumo da Alteração Edição Data Aprovação Data
1 Primeiro cadastro. Ana Carolina Da Costa Lara Fioreze 26/01/2024 Samuel Luiz Fioreze 26/01/2024

logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) WILIAN RODRIGO GALEAZZI, CHEFE, em (at) 12/07/2024, às 11:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4278602 e o código CRC (and the CRC code) D9E907D1.




Referência: Processo nº 23064.029527/2023-71 SEI nº 4278602